TERAPIA NATURAL
BANHO DE ASSENTO
Redação Le Afrique
O corpo da mulher fala, ele se conecta com o seu mais íntimo e oculto espírito. Dentro da criação a força emana do ser feminino. Uma força potente, um vento sagrado, dentro do ventre. É justamente quando estamos no período da menstruação, que esta energia se manifesta dentro de nós. Para algumas mulheres é muito ruim, devido aos vários sintomas que nesta época é manifestada no seu corpo. Mas na África eu aprendi um poder que se manifesta de dentro para fora, manifestando os nossos maiores desejos ocultos. Fuú é mais que uma crença, é um poder misterioso que emana de algumas mulheres durante o período da menstruação. Eu acredito que esses segredos ocultos passados de geração à geração ganham muita força de vibração energética devida a confiança e fé, durante todo o período menstrual. É claro que tudo vem através da espiritualidade conectada ao seu Ser feminino que habita no seu ventre. O ventre é o local sagrado, que têm do poder da criação. É onde o vento sagrado penetra levando o espírito criado, para se conectar a carne e assim, gerar uma vida. (Palavras de conhecimento da pesquisadora, escritora e editora chefe da Magazine Le Afrique Style Brazil Eliana Oliveira).
Esta introdução só foi possível por que a Eliana Oliveira nos cedeu gentilmente informações necessárias que fazem parte da sua trilogia Ojúran, para fazerem parte desta coluna especial. Quero ressaltar que todos os direitos estão reservados.
Entrar dentro de um tema que carrega tantos simbolismos místicos e que ao mesmo tempo é de extrema importância e necessidade na saúde vital da mulher. É resgatar no passado os saberes passados de geração à geração. E que atualmente fazem parte da rotina em milhares de lares. Por se tratar de uma terapia natural. É claro, que você vai buscar mais informações necessárias para aprender e como fazer este tratamento natural. Antigamente era muito comum ver nossas avós fazendo ou receitando os banhos de assento, para diversas enfermidades. Com o avanço da medicina muita coisa natural foi deixada de lado, para alguns é mais que ultrapassado, é coisa antiga sem comprovação científica. Enganar-se quem pensa assim; existe fundamento é muito estudo e comprovação sobre esta terapia natural. Os médicos também receitam este tipo de tratamento natural. A farmácia natural existe e, é sagrada. Ela vem da própria natureza in loco (no próprio local), basta você conhecer bem a erva e saber como usá-la para o seu tratamento caseiro e natural. Sabemos que muitas das ervas possuem ação anti-inflamatória, entre outras propriedades. O tratamento também vem carregado de muitas informações e simbolismos místicos como eu citei no início da matéria. Por ser um costume antigo deixado pelos ancestrais africanos e indígenas. Existe também a participação de alguns preparos que levam a uma conexão espiritual, que se conecta ao espírito doente. Em uma das minhas conversas com a Editora chefe Eliana Oliveira ela nos conta que presenciou um rito sagrado. De consagração de um ventre sem vida, pois havia muita dor e sofrimento para uma mulher que sonhava em gerar uma vida. Depois de muitas orações, e até banho de assento. Passados alguns meses ela estava gerando uma vida em seu ventre. Não tem uma explicação para aquele fato que envolvia a espiritualidade e ao mesmo tempo a cura feita através de ervas no banho de assento. Para o sentimento de fé tudo é possível, diante deste acontecimento buscamos aprofundar mais neste tema, que é atual e muito antigo na história da humanidade.
O Poder das ervas sagradas
Para os povos mais antigos a erva tem poderes mágicos. Para isso elas precisam ser despertadas, ou seja, acordadas com palavras, cânticos, para só a partir daí começarem a manifestar o seu encanto, considerado mágico. A magia das ervas e das flores nunca foi um segredo e nem tão pouco mistério. No nosso dia a dia fazemos uso delas, com chás, infusão, banhos, elixir entre outras receitas antigas que trazem cura e bem estar. Selecionamos algumas ervas com propriedades curativas que podem ser usadas no banho de assento. O ideal neste tipo de terapia natural é também consultar um profissional que irá te orientar melhor, de acordo com o seu diagnóstico.
O Banho de assento
Um costume milenar que é utilizado como tratamento e também como higiene íntima. Antes de iniciar a terapia você deve tomar um banho normal como de costume. Sempre com a temperatura da água de acordo com a do banho de assento.
1 Bacia esmaltada (sabemos das dificuldades que algumas pessoas possam ter, em não poder comprar uma bacia esmaltada, tendo uma de plástico ou de alumínio). A bacia de plástico e de alumínio de acordo com a temperatura da água elas podem liberar substâncias tóxicas. Mas isso não é empecilho para que você não possa fazer o seu tratamento, tudo depende da temperatura da água. O mesmo eu diria ao cozinhar numa panela de alumínio um arroz, por exemplo. Tem situações que não podemos controlar devido as necessidades reais do momento.
A Terapia natural
O ideal é que você possa fazer antes uma quantidade de dois litros de chá da erva escolhida para o tratamento. E colocar já pronto na bacia. Existe outras maneiras de fazer o banho de assento mais a que eu achei mais válida ao tratamento foi essa. Em seguida, sentar-se na bacia com a preparação escolhida. O ideal é ficar de 30 a 40 minutos realizando o banho. Lembre-se que o banho de assento é feito sentada dentro da bacia. Se quiser fazer alguns movimentos com as mãos, levando a água para frente da vagina é bastante natural, você está apenas dando um banho mais íntimo a região vaginal. O importante é você se sentir confortável e segura dentro da bacia. Vale também usar a criatividade nessas horas se quiser ouvir uma música, para se tranquilizar mais, vale a pena. A água na temperatura quente ou norma tem o costume de relaxar os músculos. Isso também facilita muito no processo de cura da terapia natural.
Ervas e suas propriedades curativas
Selecionamos algumas ervas que são utilizadas para esta terapia natural. Sabemos que existe milhares de outras ervas. O importante é a informação sobre um tratamento necessário para a saúde íntima da mulher.
Barbatimão: Possui função adstringente e cicatrizante – ajuda muito no corrimento vaginal. Ele também pode ser encontrado na forma de sabonete, caso não encontre a erva.
Sálvia: Ela é ideal para amenizar o calor excessivo e secura vaginal em mulheres que passam pela menopausa. Uma ótima alternativa de prevenção nos primeiros sintomas da entrada da menopausa.
Artemísia: É tônica da circulação sanguínea e estimula o útero. Um ótimo estímulo para o tratamento da gravidez.
Rosas Brancas: Usados em casos de candidíase, infecção uterina e urinária, também ajuda a tratar estresse, nervosismo e ansiedade. A rosa branca é um símbolo que transmite plenitude, calma e paz. Se puder fazer um banho do pescoço para baixo é uma alternativa para colocar as emoções no lugar de serenidade.
Camomila: É um anti-inflamatório, calmante e relaxante. Eu sugiro que ao fazer este tratamento você possa também tomar o chá. Isso irá restaurar mais o corpo e o seu espírito.
Aroeira: Promove higiene íntima e inibe os odores indesejáveis e a coceira. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, adstringentes, antissépticas, antifúngicas e balsâmica. Também é encontrada na forma de sabonete.
A terapia natural está sendo uma grande aliada dentro dos tratamentos convencionais da saúde da mulher. Mesmo que você não tenha acesso a outras informações. Busque um profissional na área de terapia natural, uma orientação e um melhor tratamento para você. A nossa saúde e o nosso bem estar, está em primeiro lugar.
#terapianatural #saudedamulher #banhodeassento #curanatural #corpodamulher #ancestralidadefeminina #magazineleafriquestylebrazil #ginecologianatural
NATURAL THERAPY
SEAT BATH
A woman’s body speaks, it connects with her most intimate and hidden spirit. Within creation, strength emanates from the female being. A potent force, a sacred wind, inside the womb. It is precisely when we are in the period of menstruation, that this energy manifests within us. For some women it is very bad due to the various symptoms that are manifested in their body at this time. But in Africa I learned a power that manifests from the inside out, manifesting our deepest hidden desires. Fuú is more than a belief, it is a mysterious power that emanates from some women during the period of menstruation. I believe that these hidden secrets passed from generation to generation gain a lot of strength of energetic vibration due to trust and faith throughout the menstrual period. Of course, everything comes through spirituality connected to your feminine Being that dwells in your womb. The womb is their sacred place of the power of creation. It is where the sacred wind penetrates taking the created spirit, to connect to the flesh and thus, generate a life. (Words of knowledge of the researcher, writer and editor-in-chief of Magazine Le Afrique Style Brazil Eliana Oliveira).
This introduction was only possible because Eliana Oliveira kindly provided us with necessary information that is part of her Ojúran trilogy, to be part of this special column. I want to point out that all rights are reserved.
Entering into a theme that carries so many mystical symbolisms and that at the same time is of extreme importance and necessity in the vital health of women. It is to rescue in the past the knowledge passed from generation to generation. And that are currently part of the routine in thousands of homes. Because it is a natural therapy. Of course, you will get more information needed to learn and how to do this natural treatment. In the past, it was very common to see our grandmothers making or prescribing sitz baths for various ailments. With the advancement of medicine, a lot of natural things were left aside, for some it is more than outdated, it is an old thing without scientific proof. Whoever thinks that way is wrong; there is foundation is a lot of study and evidence about this natural therapy. Doctors also prescribe this type of natural treatment. The natural pharmacy exists and is sacred. It comes from nature itself (on the spot), you just need to know the herb well and know how to use it for your homemade and natural treatment. We know that many of the herbs have anti-inflammatory action, among other properties. The treatment is also loaded with a lot of information and mystical symbolism as I mentioned at the beginning of the article. Because it is an ancient custom left by African and indigenous ancestors. There is also the participation of some preparations that lead to a spiritual connection, which connects to the sick spirit. In one of my conversations with Editor-in-Chief Eliana Oliveira, she tells us that she witnessed a sacred rite. Of consecration of a lifeless womb, because there was a lot of pain and suffering for a woman who dreamed of generating a life. After many prayers, and even a sitz bath. Within a few months she was generating a life in her womb. There is no explanation for that fact that involved spirituality and at the same time the healing done through herbs in the sitz bath. For the feeling of faith, everything is possible, in the face of this event we seek to delve deeper into this topic, which is current and very old in the history of humanity.
The Power of Sacred Herbs
For the most ancient peoples the herb has magical powers. For this they need to be awakened, that is, awakened with words, chants, so that only from there they begin to manifest their charm, considered magical. The magic of herbs and flowers has never been a secret nor a mystery. In our daily lives we make use of them, with teas, infusions, baths, elixirs and other ancient recipes that bring healing and well-being. We have selected some herbs with healing properties that can be used in the sitz bath. The ideal in this type of natural therapy is also to consult a professional who will guide you better, according to your diagnosis.
The Sitz bath
An ancient custom that is used as a treatment and also as an intimate hygiene. Before starting therapy you should take a normal bath as usual. Always with the water temperature in line with that of the sitz bath.
1 Enamelled basin (we are aware of the difficulties that some people may have, in not being able to buy an enameled basin, having one made of plastic or aluminum). The plastic and aluminum basin according to the temperature of the water they can release toxic substances. But that’s not an impediment so you can’t do your treatment, it all depends on the temperature of the water. I would say the same when cooking rice in an aluminum pot, for example. There are situations that we cannot control due to the real needs of the moment.
The natural therapy
Ideally, you can make a quantity of two liters of tea from the herb chosen for the treatment beforehand. And put it ready in the basin. There are other ways to do the sitz bath, but the one I found most valid for the treatment was this one.
Then sit in the bowl with the chosen preparation. The ideal is to stay 30 to 40 minutes performing the bath. Remember that the sitz bath is done sitting in the basin. If you want to do some movements with your hands, bringing the water to the front of the vagina is quite natural, you are just giving the vaginal area a more intimate bath. The important thing is that you feel comfortable and safe inside the basin. It’s also worth using creativity at these times if you want to listen to a song, to calm yourself more, it’s worth it. Water at warm or normal temperature tends to relax the muscles. This also greatly facilitates the healing process of natural therapy.
Herbs and their healing properties
We have selected some herbs that are used for this natural therapy. We know there are thousands of other herbs. The important thing is the information about a necessary treatment for the intimate health of the woman.
Barbatimão: It has astringent and healing function – it helps a lot in vaginal discharge. It can also be found in the form of soap if you can’t find the herb.
Sage: It is ideal for relieving excessive heat and vaginal dryness in women going through menopause. A great alternative to prevent the first symptoms of menopause.
Artemisia: It tonics blood circulation and stimulates the uterus. A great stimulus for the treatment of pregnancy.
White Roses: Used in cases of candidiasis, uterine and urinary infections, it also helps to treat stress, nervousness and anxiety. The white rose is a symbol that conveys fullness, calm and peace. If you can take a bath from the neck down, it’s an alternative to putting emotions in place of serenity.
Chamomile: It is an anti-inflammatory, soothing and relaxing. I suggest that when doing this treatment you can also drink the tea. This will restore your body and your spirit more.
Aroeira: Promotes intimate hygiene and inhibits undesirable odors and itching. The herb has anti-inflammatory, healing, astringent, antiseptic, antifungal and balsamic properties. It is also found in the form of soap.
Natural therapy is being a great ally within the conventional treatments of women’s health. Even if you don’t have access to other information. Seek a professional in the area of natural therapy, guidance and a better treatment for you. Our health and well being comes first.